Acupuntura na Melhor Idade


Gerontologia é uma especialidade na Medicina que trata dos idosos.

A Gerontologia busca a Longevidade e a qualidade de Vida. A manutenção do organismo o mais saudável possível é um dos fatores mais importantes para isto. Respeitar o Idoso é parte dos costumes tradicionais do povo Oriental. Dái a importância dada a esta especialidade na Medicina Tradicional Chinesa. O declínio fisiológico do organismo, a debilidade orgânica é o traço característico do envelhecimento. Até mesmo nos idosos mais saudáveis, cujas funções fisiológicas são mantidas satisfatoriamente, o declínio funcional acontece na maioria dos sistemas dos órgãos, o equilíbrio Yin-Yang*, é assim mantido a um nível mais baixo, o que significa redução da homeostase* e da diminuição da capacidade para adaptação ao meio externo.



O Rim é considerado o órgão mais importante, pois ele armazena a energia encarregada do crescimento, desenvolvimento, reprodução e envelhecimento. O rim está intimamente relacionado com o metabolismo dos ossos, atividade cerebral, controle de ações de destreza e dinamismo, a capacidade auditiva, a vitalidade e a beleza do cabelo. Todos estes fatores dependem da essência vital armazenada no Rim. Vários parâmetros clínicos que caracterizam a velhice com a perda da capacidade reprodutiva, diminuição da sexualidade, perda do equilíbrio térmico (friorento), enfraquecimento da memória, cabelos fracos e brancos, ressecamento da pela, perda dos dentes, retração da gengiva, redução da audição, alterações e fragilidade ósseas, diminuição da síntese de tecidos e hormônios são todos atribuídos à função diminuída dos Rins, e da Essência Vital.
Costuma-se considerar um idoso saudável aquele que não apresenta visão borrada, surdez, costas arqueadas e joelhos fracos.




Causas da Senilidade





As pessoas herdam dos seus pais, o que chamamos de energia vital ou energia vital genética. Ela é armazenada no Rim e regula o crescimento, desenvolvimento e funções de vários órgãos. Os que têm uma energia vital inata forte podem viver uma vida mais longa e são mais resistentes às doenças do que aqueles que têm uma energia vital fraca. A constituição da pessoa depende diretamente de sua herança genética, ou seja da Essência vital Inata. Essência vital Inata Forte proporciona um organismo de constituição forte; essência Vital Inata fraca proporcionará um organismo de constituição fraca.




A medicina tradicional chinesa enfatiza que a energia vital inata no decorrer da vida pode ser alterada - fortalecida ou enfraquecida.




A senilidade, segundo a medicina tradicional chinesa, está ligada ao esgotamento da energia vital inata, quando enfraquecida não tem condições de manter em níveis adequado a energia Yin e Yang do organismo, enfraquecendo os órgãos e debilitando o organismo. Buscar a longevidade seria conservar a Energia Vital Inata a mais plena possível. Quem nasce com energia vital inata deficiente (constituição fraca) deve buscar recursos para fortalecê-la, quem nasce com energia vital inata forte (constituição forte) deve preservá-la.
Ela é considerada fonte de vida e material básico para a atividade da vida.
Da energia adquirida do ar que respiramos e dos alimentos, parte é usada para reabastecer a Energia Vital Inata. Outra parte desta energia adquirida junta-se com a energia vital inata e mantém o organismo - suprindo a energia Yin e Yang do organismo que nutrem órgãos e as estruturas orgânicas, sendo responsável pela resistência contra as doenças, ou seja, pelo vigor, pela força e pela saúde propriamente dita.




Através da energia produzida pelos alimentos, fitoterapia (ervas tonificantes), acupuntura, exercícios, e moderação no desgaste da energia sexual (o fator mais importante) podemos fortificar e preservar a energia vital inata.




Em suma, evitar o enfraquecimento do corpo, manter uma adequada performance mental para a idade avançada, retarde o processo de envelhecimento para prolongar o período de vida, só pode ser obtido mantendo-se a anergia vital inata em boas condições.




Os fatores que debilitam a energia vital inata são: doenças crônicas, alimentação inadequada, fadigas (física, intelectual), fumo, drogas medicamentosas, tóxicos, emoções, uso excessivo da energia sexual.
Nunca se esquecendo que saúde e longevidade são consequentemente de um estilo de vida saudável e muitos anos.
A medicina tradicional chinesa recomenda as seguintes estratégias para manter e fortificar a energia vital inata e por conseguinte a Saúde e a Longevidade:
1) Energia Sexual (preservação)
2) Adaptação a Natureza
3) Manutenção do humor tranquilo e alegre
4) Dieta Adequada
5) Exercícios
6) Acupuntura
7) Medicamentos Herbários




Preservação Energia Sexual





Quando o homem atinge 16 anos e a mulher 14 anos, parte da essência vital inata se transforma em energia sexual. Em decorrência disto, a mulher aos 14 anos começará a menstruar, e o homem será capaz de ter descarga seminal, significando poder de reprodução.
A energia sexual além de ser responsável pela nossa herança genética, têm um importante papel que é restabelecer a sua fonte geradora, isto é, a energia essencial inata. A medicina tradicional chinesa considera que o desgaste excessivo da energia sexual é a maior razão da debilidade da energia vital inata e por conseguinte baixa longevidade, doenças e fraquezas. Isto é particularmente importante para o idoso.
 Aqueles que desejam preservar a vida precisam preservar sua essência vital. Aqueles com mais de 40a anos de idade que buscam preservar a energia sexual (descarga seminal, paridades) costumam viver longas vidas. Um homem acima de 60 anos de idade deveria se privar de descarga seminal, a menos que tivesse uma constituição forte (moderação sexual não significa tornar-se asceta).




Adaptação à Natureza





A adaptação natural de um ser humano ao ambiente natural é uma teoria básica na medicina tradicional chinesa. de acordo com está ideia na medicina tradicional chinesa. De acordo com esta idéia, a estrutura física e o funcionamento fisiológico do corpo humano tem que se harmonizar com as variações do ambiente natural. A pessoa tem que se adaptar às mudanças climáticas e aos ciclos circadianos*
Um aspecto importante de adaptação à natureza é a correta alternância de vigília e sono. A pessoa deveria manter uma vida regular, dormindo à noite e trabalhando durante o dia. Um cochilo ao meio-dia é necessário para os idosos. É dito em gerontologia chinesa, que sono bom é melhor que uma receita maravilhosa para preservar a saúde e prolongar a vida.
Outra adaptação importante é viver em consonância com as alterações das quatro estações. Defender-se contra o vento na primavera; defender-se contra o calor excessivo do verão; defender-se contra a umidade no final do verão; defender-se contra a secura no outono, defender-se contra o frio no inverno e evitar uso abusivo dos aquecedores no inverno, e dos aparelhos de ar condicionado no verão. A capacidade dos idosos de se ajustarem às mudanças climáticas é fraca. Por isso, é comum ver idosos com asma recorrente ou tosse quando se aproxima o inverno ou sofrerem colapso e morte súbitos durante o calor intenso do verão ou frio do inverno. Portanto, ele precisam prestar atenção especial às mudanças climáticas, principalmente, no modo como se vestem e comem: comida feita de farinha é bom durante a primavera, porquê é fresca em natureza, comida feita de feijões é boa para o verão, porque muitos dos são frios em natureza, comida feita de gergelim é boa durante o outono, porque pode aliviar a secura e comida feita de sogro (verdadeiro milho) é boa durante o inverno, porque é quente na natureza.





Manutenção de um Humor tranquilo e alegre


Em medicina tradicional chinesa, a relação entre emoção e órgãos é acentuada. Emoções normais são benéficas aos processos fisiológicos dos órgãos, enquanto excessos emocionais, normalmente, prejudica seu funcionamento, resultando em doença e senilidade prematura.
Para evitar excessos emocionais, a pessoa têm que saber exercitar autocontrole e manter um humor tranquilo e alegre. Aconselhe-se o idoso ter mente ampla e aberta, com bom humor e evitar todas as preocupações e estresse desnecessários.
Nisto, o idoso é aconselhado a deixar as coisas levarem seu próprio curso para evitar dificuldades.


Dieta Adequada


A alimentação deve ser voltada para suprir toda a debilidade que normalmente costuma ocorrer na terceira idade.
Através dos alimentos o organismo obtém energia que serve de combustível para a Energia Vital Inata (ela é abastecida e ativada nas sus funções). Os. alimentos também fornecem energia e nutrientes para os órgãos.
Os idoso costumam apresentar fragilidade em suas funções digestivas. São Frequentes as queixas  de fermentações digestivas com arrotos, distensões por gases, sensação de empachamento e, por vezes, cólicas. Aconselha-se o uso de alimentos pré-cozidos e cozidos que, além de aquecer o quadro fisiológicos de frio. facilitam a digestão.
O frio da velhice deve ser minimizado com alimentos mornos (tonificantes do yang) nutritivos, e de fácil digestão.
O idoso deve fazer seis refeições diárias, sendo a última, antes de deitar para dormir. Hipoglicemias durante o sono não são incomuns no idoso.
É importante comer alimentos de diferentes cores pois significam diferentes energias e nutrientes. Deve-se evitar comer diariamente a mesma coisa.
Para assegurar um bom começo de digestão, nesta fase de vida, os alimentos devem ser cortados para facilitar a mastigação, e favorecer uma boa digestão.


Cereais: arroz branco é preferido por ter sua digestão mais rápida e menos fermentativa que o arroz integral. Aveia é importante por carrear gordura para fora do tubo digestivo, amaciar o bolo fecal e ser rica em nutrientes. Germe de trigo tonificantes da energia yang, e também rica em vitamina E.


Leguminosas: lentilha, grãos de bico, ervilha, soja e feijões - sem casca para não produzir fermentação, e portanto gases.


Raízes e tubérculos: aipim, inhame, cara, cenoura, beterraba, batata inglesa, ou baroa (preferencialmente no jantar). 


Brotos: de feijão, trevo, alfafa e bambu - tonificantes vitais da energia inata


Proteínas Animais: peixe, frango, coelho, rã, indica-se estas por serem de digestão rápida e com menos colesterol. Leite importante fonte de cálcio (contra indicado quando há secreções das vias aéreas e inchaços dos membros inferiores)


Frutas: frescas da estação, secas e oleaginosas, moderada e diariamente.
Uvas passas - tonificante do yang dos rins.
Noz - rica em complexo B e tônico do yang dos rins e do sistema nervoso - comer uma pela manhã


Temperos: Salsa, cebolinha (inclusive a raiz), coentro, manjericão, orégano, pouco alho e pouca cebola, aipo, alho-poró e gengibre - promovem movimento de sangue e energia, fluidificam secreções de vias aéreas respiratórias e tonificam a força yang dos rins.


Chás: Os chás indicados são os digestivos (banchá, erva-doce, hortelã, carqueja, erva-cidreira); 








imobiliárias em sao jose